quinta-feira, 22 de julho de 2010

Um lugar de contrastes

Produção de aço na Amazônia, por Paulo Santos. Sinobras, Marabá/PA.

A exposição "Amazônia – Estradas da Última Fronteira" apresenta, em imagens, diferentes recortes da realidade de uma região que desperta fascínio ao redor do mundo pelas riquezas naturais, que atraem não só a turistas, mas notadamente investidores, com destaque para a indústria da mineração.
O assunto é complexo, sendo a questão ambiental um dos aspectos que mais contribuem para as opiniões desfavoráveis à atividade mineradora, vista por muitos como danosa ou pouco comprometida socialmente. Na tentativa de amenizar este impasse, empresas e poder público vêm trabalhando em parcerias para gerar contrapartidas de médio e longo prazo.
O investimento nestes empreendimentos, que teve início na Amazônia em 1947, é grande. O Pará é o estado que mais atrai este tipo de negócio: até 2014, por exemplo, a previsão é de que os investimentos da indústria mineral cheguem perto dos US$ 40 bilhões.
Em "Amazônia – Estradas da Última Fronteira", esta realidade é abordada em fotografias que documentam esse processo de desenvolvimento de um lugar que reúne belezas e tensões sociais numa região cheia de contrastes.

Fonte: Conjuntura Econômica – Julho/2010.

3 comentários:

  1. parabéns, Paulo!
    espero ver o seu trabalho de perto e prestigiar.
    sucesso sempre!
    ;-)
    Sinval

    ResponderExcluir
  2. Espero que o governo federal já tenha maturidade e reconheça a necessidade de levar a Transamazônica até a divisa da Colômbia, completando assim seu trajeto original e tirando do isolamento aquela região. A Colômbia é o único país que faz fronteira com o Brasil que não tem ligação por rodovias.A Transamazônica vai tirar a Colômbia do isolamento com o Brasil. È hora de pensar no desenvolvimento dessa região, abandonada por nossos político. A região amazônica com mais de 25 milhões de brasileiros não pode ficar no esquecimento.

    ResponderExcluir
  3. As imagens que fala ao coração, que bate nos olhos em instantes de lirismo e adoçam a alma.
    Uma facilidade invejável de captar, capturar verdades e realidades.
    Os bons, como você, têm que ser elogiado, premiados na frente de todos, você merece todo prestigio gerado pela sua competência.
    Grande beijo!
    Anétt

    ResponderExcluir