Galeria: Povos da Mata


No litoral do Pará, catador de caranguejo afunda as pernas na lama se misturando às raízes do manguezal e procura  o crustáceo para garantir seu sustento. São Caetano de Odivelas, Pará, Brasil. 1990.

O pescador Antônio Costa Filho, conhecido como Jagunço, separa os peixes capturados em seu curral (armadilha de pesca) para o sustento de sua família. Ilha da Romana, Curuçá, Pará, Brasil. 1991.

O jovem piloteiro descansa na popa de sua embarcação, no igarapé do Tucunduba, aguardando passageiros que serão levados à região das ilhas. Belém, Pará, Brasil. 1991.

Pescador retorna à praia de Ajuruteua após um dia no mar. Bragança, Pàrá, Brasil.

No rio Curicuríari, afluente do rio Negro, índio Tukano captura peixes em armadilha chamada de cacurí.
Alto Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, Brasil. 1997.


Alto Rio Negro. São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, Brasil. 1997.

Índios Tukano conversam à beira do rio. Alto Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, Brasil. 1997.


Índios Werekena, moradores da comunidade de Anamoim no alto rio Xié, trabalham com a piaçava na fabricação de cordas, chapéus, vários tipos de artesanato, além de vassouras, que chegam a ser vendidas no sul do país. Amazonas, Brasil. 2002.


Pescador rema pela trilha aberta na canarana (planta aquática), que fechava a entrada do lago Preto, em busca do Pirarucú. Maraã, Amazonas,  Brasil. 2004. 

Ney José Marques Praiano (à esquerda), 20 anos, captura seu primeiro Pirarucú. Maraã, Amazonas, Brasil. 2004.

Crianças Macuxi brincam em igarapé na região conhecida como Raposa Serra do Sol. Normandia, Roraima, Brasil. 2004.

Seringueira sangra látex após o corte. Seringal Cachoeira, Xapurí, Acre, Brasil. 1999.

Sebastião Teixeira Mendes, primo de Chico Mendes, trabalha na defumação do látex extraído da seringueira durante a madrugada. Seringal Cachoeira, Xapurí, Acre, Brasil. 1999.

Na feira do Açaí, trabalhadores descarregam barcos vindos de diferentes áreas ribeirinhas, que chegam trazendo produtos como açaí, pupunha e ervas. Belém, Pará, Brasil. 2005.

Índios Matis, do vale do Javarí, no Amazonas, preparam-se para demostração da zarabatana, uma das principais técnicas de caça, durante os jogos indígenas de Marapanim, no Pará. 2002.